Carregando
Detalhe Notícia |
Desfile de abertura da 25ª EXPOVALE registra mais de 400 animais e se torna a maior de Mato Grosso este ano.
Publicado em 14/08/2017 - 06:39:03
Foto: Assessoria de Imprensa da ACRIVALE

O tradicional desfile de abertura da 25ª EXPOVALE, é um dos mais esperados da festa, novamente superou as expectativas em número de participantes, registrando mais de 400 animais, máquinas agrícolas, comitivas, veículos, motos e tornou-se a maior cavalgada de Mato Grosso em 2016 até agora.

Segundo Eder Toledo, médico veterinário do Indea de Juara e responsável técnico pelo evento, foram emitidos 401 documentos animais desfilarem, entre equinos, bovinos e muares.

Inúmeras comitivas e participantes se prepararam nos últimos dias, realizando os exames dos animais exigidos pela lei, a fim de assegurar a sanidade. O ponto de concentração para partida da cavalgada foi entre os bairros Aeroporto e Jardim América, onde a partir da 06h00, os animais começaram a chegar, e os fiscais do INDEA, vistoriavam os exames de AIE (Anemia Infecciosa Equina), Mormo e as vacinações, além do GTA (Guia de Transito Animal).

Com toda documentação regular, os animais eram identificados e se dirigiam para uma propriedade com estrutura para conter os animais e ali aguardavam até a largada, que ocorreu por volta das 09h00.

Contando com o apoio do Tiro de Guerra 09-005 de Juara, da Policia Militar, para a realização do evento e acompanharam todo o percurso para evitar a entrada de animais que não estivessem com os exames em dia, o desfile aconteceu em clima de festa e tranquilidade.

De acordo com dados do INDEA de Juara, este ano aconteceram 41 cavalgadas cadastradas pelo órgão em diversas cidades de Mato Grosso e as cinco maiores cavalgadas neste ano até agora foram: Juara 401 animais; Canarana 241 animais; Nova Lacerda 200 animais; Dom Aquino, 197 animais; Cuiabá 180 animais.

Eder Toledo destacou que o sucesso para nesse modelo de cavalgada, onde todos os animais são vistoriados, é o comprometimento e a responsabilidade assumida pelos organizadores da EXPOVALE, que desde do início vem mantendo a preocupação de que os animais que participam do evento estejam nas melhores condições de sanidade possíveis, trazendo assim, a tranquilidade para que os proprietários de que todos os animais estejam regulares e não sirvam de possíveis transmissores de doenças.

O médico veterinário parabenizou toda a diretoria e comissão organizadora da 25ª EXPOVALE, pela organização dessa cavalgada como também ao apoio da Policia Militar de Mato Grosso e ao comando do Tiro de Guerra 09-005.

"O apoio dessas instituições é fundamental para os participantes, em termos de segurança e nos propicia tranquilidade para realização de nossos trabalhos". Destacou Eder Toledo.

No desfile desse ano, somente 02 animais tentaram entrar no evento durante o percurso, foram identificados e tomadas as providências necessárias.

Fonte: Assessoria ACRIVALE com Juara Net

© 2018 - Expovale - Todos Direitos Reservados